Ministros participam de discussões sobre desenvolvimento regional

14/08/2013 - 9h59

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, participam hoje (14) da 1ª Reunião da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe, em Montevidéu, no Uruguai. Eles vão avaliar o Programa de Ação do Cairo na região, 20 anos depois que foi aprovado, e preparar a proposta regional que será apresentada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2014.

No total, representantes de mais de 30 países estarão presentes nas discussões. O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, vai abrir os debates ao lado do diretor executivo do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), Babatunde Osotimehin. Em discussão, a igualdade com o enfoque nos direitos humanos.

Os debates giram em torno da proposta definida na Conferência Internacional sobre População e o Desenvolvimento das Nações Unidas, que ocorreu no Cairo (Egito), em 1994. Pelos dados divulgados, a população da América Latina é aproximadamente 600 milhões de pessoas e deve chegar a 680 milhões no período de 2013 a 2025.

A preocupação das autoridades é buscar alternativas para combater a pobreza e melhorar a qualidade de vida por meio do desenvolvimento social e econômico. Também serão discutidas medidas de preservação de direitos humanos e de igualdade de gênero.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil