Municipalização de imposto sobre gasolina pode reduzir preço de passagens de ônibus, aponta estudo

13/08/2013 - 13h13

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Um estudo preliminar da Fundação Getulio Vargas (FGV), aponta que a municipalização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) poderia ser usada como fonte de recurso para reduzir a tarifa de ônibus.

O estudo foi divulgado hoje (13), durante encontro na capital paulista que discute propostas para financiamento do transporte público. De acordo com o levantamento, a mudança levaria a uma deflação de 0,26%.

A simulação, feita a partir de uma proposta da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), mostra que o aumento do preço do litro da gasolina em R$ 0,50 gera subsídio da ordem de R$ 1,20 no preço das passagens.

De acordo com Samuel Abreu Pessoa, chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, a medida beneficiaria 78% da população, que corresponde aos que ganham entre um e 12 salários mínimos.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil