Petrobras lança seleção pública para documentários sobre esporte

12/08/2013 - 21h22

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil
                 
Rio de Janeiro - A Petrobras lançará amanhã (13), às 20h, na Fundação Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a terceira edição da seleção pública do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que integra o programa Petrobras Esporte & Cidadania. A solenidade terá a participação da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa. De acordo com nota divulgada hoje (12) pela empresa, serão apresentados os documentários selecionados na última edição, em 2012, que podem ser vistos no canal ESPN Brasil, a partir do dia 11 de agosto, e em mostra na Cinemateca Brasileira, ainda este mês e em setembro.

A seleção pública é aberta a qualquer produtora de vídeo do Brasil inscrita na Agência Nacional do Cinema (Ancine) e vai contemplar nove documentários, de 26 minutos de duração, com R$ 230 mil cada um. Segundo a Petrobras, serão no total mais de R$ 2 milhões em recursos com o objetivo de contribuir para a formação de uma memória audiovisual da história do Brasil nas Olimpíadas.
 
O projeto, idealizado pelo Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e patrocinado pela Petrobras, tem apoio da ESPN Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Cinemateca Brasileira. Desde a primeira edição, em 2011, foram produzidos 20 filmes, sendo 18 curtas (26 minutos) e dois médias (52 minutos), dirigidos por nomes como Cacá Diegues, Silvio Tendler e Laís Bodansky, entre outros.

As inscrições devem ser feitas a partir de amanhã (13) e até 14 de novembro pelo site http://memoriadoesporte.org.br/. Serão duas etapas de seleção. A primeira vai analisar as propostas conforme sua relevância e aderência ao edital. Na segunda fase, os classificados concorrerão entre si em uma defesa oral, feita para uma banca de profissionais que definirá os nove finalistas.
 
Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil