Terceira Semana Fluminense do Patrimônio destaca preocupação com as mudanças climáticas

11/08/2013 - 12h28

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Patrimônio Cultural: Valores em Risco, este é o tema da 3ª Semana Fluminense do Patrimônio, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo do evento, que começa na próxima sexta-feira (16) e vai até o dia 25 deste mês, é promover a cultura brasileira e outras formas de expressão características de vários municípios da cidade. O tema deste ano destaca a preocupação com as mudanças climáticas e com crescimento desorganizado da população.

“Este ano estamos trabalhando com patrimônio de valores de risco e a realização [da semana] em Petrópolis reforça nossa temática, justamente pela região ter sofrido tanto com falta de planejamento urbano e tragédias naturais. Com isso, conseguimos atuar junto com a população local na questão do patrimônio, no que pode ser feito para preservar esse bem da sociedade”, disse o vice-diretor de Informação e Patrimônio Cultural da Casa de Oswaldo Cruz, Marcos José de Araújo.

Na edição deste ano, a novidade é a mostra de filmes que terá como temática Memórias em Movimento”. Ao todo, 15 filmes farão parte da programação, entre curtas e longas-metragens, e estarão à disposição do público no Palácio Itaboraí e Museu Imperial, em Petrópolis; no Jardim Botânico do Rio e no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia, centro da capital fluminense, onde a cerimônia de abertura ocorrerá no dia 16.

Na avaliação de Marcos José, a relação entre o tema do evento e a cidade de Petrópolis dá oportunidade à população local de interagir e apresentar suas ideias a especialistas. “Pensamos muito quando decidimos escolher Petrópolis, por causa das mudanças climáticas e o crescimento desordenado da população que levou a grandes tragédias [tragédias da chuva] na região serrana, nos últimos anos. A ideia também é dar oportunidade de especialistas ouvirem a população”, disse.

Todas as atividades da 3ª Semana Fluminense do Patrimônio são grátis. A programação completa está disponível no site www.patrimoniofluminense.rj.gov.br.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil