Temperatura sobe no fim de semana em Portugal

09/08/2013 - 9h23

Gilberto Costa
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Lisboa – Os brasileiros que vierem a Portugal nos próximos dias devem se preparar para enfrentar forte calor. A temperatura deve aumentar a partir de hoje (9) em algumas cidades portuguesas. Na região de Lisboa, o termômetro poderá marcar entre 37 e 38 graus de sexta-feira a domingo.

Conforme o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (Ipma), a temperatura também estará especialmente elevada nas cidades dos distritos de Santarém, Évora e Beja (faixa central do país).

Além desses distritos, está previsto forte calor na região de Coimbra e Portoalegre (Centro-Norte) durante o sábado (10) e nos distritos de Castelo Branco (Centro-Norte) e Braga (Norte) no domingo (11).

O Ipma prevê “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica” em quase todo o país. A Direção Geral de Saúde mantém na internet um mapa de alerta do calor. O órgão faz recomendações semelhantes às recebidas no Brasil em época de verão ou de seca: ingerir mais água, preferir alimentação mais leve (frutas, especialmente), evitar exposição ao sol nos horários de maior temperatura, tomar cuidados especiais com crianças e idosos.

De acordo com a Agência Lusa, 17 municípios nos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio florestal. Dois bombeiros sofreram queimaduras ligeiras e um bombeiro teve intoxicação devido à fumaça inalada em um incêndio durante a madrugada de hoje no município de Mangualde (Viseu).

No fim de semana passado, um bombeiro português morreu por causa de queimaduras sofridas durante o combate ao fogo.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil