Manifestantes no centro do Rio protestam contra governador e prefeito do Rio

08/08/2013 - 19h00

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Sindicatos de trabalhadores, entidades estudantis, partidos políticos e movimentos populares fazem manifestação, neste momento, no centro do Rio contra o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. A concentração ocorre na Candelária e segue até a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), passando pela Avenida Rio Branco. Uma pequena confusão ocorreu na entrada da avenida, com policiais tentando conter o avanço dos manifestantes. Agora o protesto segue em direção à Alerj.

O coordenador do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro Segundo (Sinduscope), Luís Sérgio Ribeiro, disse que as manifestações de sindicatos e estudantes se uniram contra a política do governador Sérgio Cabral. "No que a gente chama de jornada de junho [os protestos em diversas cidades do país ocorridos no mês de junho], os trabalhadores e estudante foram para as ruas em defesa dos serviços públicos, principalmente na saúde, educação e nos transportes. O movimento conquistou vitórias importantes, como a redução das passagens de ônibus, mas ele teve desdobramentos. É um movimento nacional, mas com implicações estaduais e municipais também, [como os protestos] contra a truculência da polícia", disse.

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (Sintuff), Vânia Ribeiro Santana, explica que a manifestação pede o cumprimento de pautas que vêm sendo reivindicadas a algum tempo. "No final do ano passado, a gente só conseguiu uma negociação de 5% no salário a cada ano, em um total de três anos. Neste momento, a gente está levantando uma nova pauta de antecipação desses outros 10% nas universidades federais, principalmente dos técnicos administrativos".

Representante da Assembleia Nacional de Estudantes - Livre (Anel), Luiza Carrera diz que a manifestação é contra o governador Sérgio Cabral. "A gente está aqui porque existe no Rio de Janeiro uma série de mobilizações contra o Sérgio Cabral e a gente as apoia porque hoje o Sérgio Cabral não está do lado dos estudantes, nem da juventude, dos trabalhadores do Rio de Janeiro. [O governador] vem cometendo uma série de coisas contra a população, como a venda do Maracanã, o descaso com a educação no estado do Rio Janeiro, com a saúde pública e com as próprias manifestações em si".

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil