Fiocruz faz campanha sobre hepatites virais no Rio

08/08/2013 - 14h39

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Para lembrar o Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, o Instituto Oswaldo Cruz iniciou na manhã de hoje (8) uma campanha de vacinação contra a hepatite B. Além da imunização, o instituto, órgão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está realizando testes rápidos para identificar a doença e divulgando métodos de prevenção à doença.

A campanha ocorre hoje e amanhã (9) no campus da Fiocruz, em Manguinhos, na zona norte do Rio, onde enfermeiros distribuem panfletos informativos às pessoas. No domingo (11) haverá uma caminhada para conscientização em Copacabana, na zona sul, quando enfermeiros continuarão vacinando as pessoas.

A médica Mariana Lewis, responsável pelo Ambulatório de Hepatites Virais do instituto, disse que a hepatite quase nunca apresenta sintomas. “Infelizmente, a grande maioria das pessoas são assintomáticas, não sentem nada. É por isso que a gente faz essas campanhas de testes rápidos. Porque muitas pessoas são portadoras, mas desconhecem porque não sentem nada”, disse.

De acordo com a médica, há várias formas de se prevenir contra a hepatite, além da imunização. “Para crianças, o governo faz a prevenção através do calendário de imunização. Atualmente, essa vacinação se estendeu para indivíduos de até 49 anos. Nos adultos é importante não compartilhar alicates, ter cuidado com o local onde se faz tatuagem e piercing, usar camisinha”.

O empresário Fernando Salvador, de 47 anos, conta que soube da campanha por acaso e voltará amanhã com os parentes para serem imunizados. “Eu estive com a minha esposa aqui hoje. Ela vai fazer um acompanhamento médico e descobrimos a campanha para hepatites B e C. Nos disseram que poderíamos fazer hoje e, como é uma coisa que todo mundo deve fazer, porque é bom para todos, eu resolvi fazer com ela e vou trazer meus filhos e meus parentes amanhã”.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil