Aeroportos terão o dobro da capacidade projetada para 2014, diz ministro

08/08/2013 - 13h37

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo federal estima que, em 2014, os aeroportos brasileiros estarão “muito à frente” da demanda projetada para pousos, decolagens e número de passageiros. De acordo com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, nestes quesitos a capacidade corresponderá a praticamente o dobro das necessidades. A preocupação, segundo ele, é com a modernização de serviços, a fim de reduzir, por exemplo, o tempo que o passageiro leva para se deslocar da aeronave ao saguão do aeroporto ou para ter acesso à bagagem.

“As obras aeroportuárias e a modernização dos aeroportos brasileiros vão deixar o Brasil praticamente com o dobro da capacidade em relação à demanda projetada para 2014”, disse o ministro durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.

Segundo ele, a principal preocupação do governo está relacionada à modernização de serviços e à operação aeroportuária. “Queremos reduzir o tempo do passageiro para ter acesso à bagagem, para chegar ou sair do avião e do aeroporto, para decolar.”, acrescentou, após participação no programa.

O ministro reiterou que a transparência nas contas das obras previstas para as copas das Confederações e do Mundo representa uma grande ferramenta de fiscalização para a sociedade e para os órgãos de fiscalização.

“O TCU [Tribunal de Contas da União] acompanha todas as obras da Copa [de 2014] nas unidades sede e todos recursos de origem do governo federal, no caso dos empréstimos do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] para a Copa do Mundo e para os estádios. Temos a CGU [Controladoria-Geral da União] acompanhando passo a passo, além dos tribunais de contas dos estados e de municípios. Temos, ainda, o Portal de Transparência da Copa, para onde destinamos todos dados e informações à população”, disse Rebelo.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil