Reino Unido retira pessoal da embaixada no Iêmen

06/08/2013 - 10h15

Da Agência Lusa

Londres - O Reino Unido retirou todo o pessoal da embaixada no Iêmen, fechada desde domingo (4) “devido às crescentes preocupações com a segurança”, anunciou hoje (6) o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.

Este anúncio surge depois de os Estados Unidos terem aconselhado os cidadãos norte-americanos “a saírem do Iêmen imediatamente”, em decorrência do nível de ameaça terrorista “extremamente elevado” no país.

“Devido às crescentes preocupações com a segurança, todo o pessoal da nossa embaixada no Iêmen foi temporariamente retirado. A embaixada continuará fechada até que haja condições para o regresso dos funcionários”, disse uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.

Ontem, Londres tinha anunciado que a embaixada em Sanaa (capital do Iêmen) iria continuar fechada pelo menos até o final da semana.

O Departamento de Estado norte-americano ordenou hoje a saída do pessoal diplomático “não essencial no Iêmen”, por considerar o nível de ameaça no país “extremamente elevado”.

“As organizações terroristas, como a filial da Al Qaeda na Península Arábica, continuam ativas em todo o Iêmen”, advertiu Washington, algumas horas depois de um ataque com um avião não tripulado (drone) que matou quatro supostos membros da rede terrorista.

O alerta sobre possíveis ataques da Al Qaeda levou também ao fechamento de outras embaixadas ocidentais, principalmente em Sanaa.