ONU assina acordo com organizações para prevenir conflitos

06/08/2013 - 19h15

Da Agência Brasil *

Brasília - Os membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram nesta terça-feira (6) um acordo para aumentar a cooperação entre a ONU e as organizações regionais e sub-regionais na prevenção de conflitos, resolução pacífica de conflitos já existentes, manutenção da paz e construção da paz em ambientes pós-conflito.

Os países também concordaram em melhorar os esforços para fortalecer a resposta global às atuais ameaças à paz internacional e à segurança representadas pelo tráfico ilegal, pelo terrorismo e pela proliferação de armas de destruição em massa.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse, em debate no Conselho de Segurança, que as organizações regionais devem encontrar maneiras de expandir sua cooperação e diálogo para enfrentarem juntas os desafios globais que estão cada vez mais interligados.

“As organizações regionais e sub-regionais têm profundo conhecimento, ideias únicas e fortes redes locais. Estes elementos são fundamentais para a mediação e o planejamento de uma operação de manutenção de paz”, disse.

*Com informações da ONU Notícias

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil