Mais de 92 mil candidatos se inscrevem no Sisutec

06/08/2013 - 21h12

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) teve 92.605 candidatos inscritos até as 19h de hoje (6), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Como cada um pode fazer duas opções de curso, o sistema recebeu, ao todo, 177.189 inscrições, no primeiro dia do prazo. Os interessados tem até o dia 12 para se candidatar pela internet.

Esses candidatos serão selecionados para 239.792 vagas de cursos técnicos. São 117 cursos com duração de um a dois anos. A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral terão prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção, todas gratuitas.

Fazem parte do Sisutec 586 instituições, entre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S.

Os cursos com maior oferta de vagas são os ligados à tecnologia da informação, saúde e área industrial. Lideram a lista os de técnico em informática (23 mil), técnico em enfermagem (14 mil), técnico em logística (13 mil), técnico em segurança do trabalho (13 mil) e técnico em redes de computadores (11 mil). São Paulo (76 mil) é a unidade federativa onde há a maior oferta de vagas, seguido de Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), do Paraná (17 mil) e do Distrito Federal (8 mil). A oferta de vagas pode ser consultada também no site do sistema.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14. A matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19 deste mês, com matrícula no dia seguinte.
 
A exemplo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior, o processo seletivo do Sisutec será aberto duas vezes por ano.

Edição: Juliana Andrade

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil