Comitiva americana visita sede da Embrapa no Rio

06/08/2013 - 22h35

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Representantes dos Estados Unidos estiveram hoje (6) no Centro Nacional de Pesquisa de Solos (Embrapa Solos), no Jardim Botânico, zona sul da capital fluminense, para conhecer pesquisas e projetos sobre a produção de grãos. O país tem com o Brasil parcerias que visam ao desenvolvimento da qualidade da produção de alimentos e pretendem ampliar o intercâmbio no setor.

A comitiva americana foi liderada pelo secretário de Agricultura, Tom Vilsack, pelos senadores Debbie Stabenow e Roy Blunt, além do conselheiro agrícola da embaixada norte-americana, Bob Hoff. O grupo assistiu a uma apresentação sobre a agricultura brasileira feita pelo pesquisador Daniel Vidal Perez, e conheceu a sede da Embrapa Solos.

Para Bob Hoff, a visita é de extrema importância para os dois países, que, em sua avaliação, são os dois grandes produtores de alimentos do mundo. “O cientista Daniel [Perez] identificou e ressaltou várias parcerias que nós [Brasil e Estados Unidos] temos. Nós fizemos um inventário meses atrás e identificamos mais de 100 projetos entre os cientistas americanos e da Embrapa. Para nós, a pesquisa agrícola é muito importante, porque aumenta a quantidade de alimentos de qualidade, sempre resguardando a segurança. Temos a responsabilidade de suprir o mundo com alimentos”, explicou.

Hoff ainda ressaltou que a passagem pelo Rio tem importância inclusive nas discussões sobre o biocombustível. “É muito importante [o biocombustível], ainda mais para o Rio de Janeiro, que é uma cidade com muitas pessoas e de uma beleza incrível. Amanhã [7], visitaremos um laboratório de biocombustíveis que vai impulsionar as pesquisas sobre esse combustível limpo da GE [General Electric] no Brasil”, disse.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil