Chanceleres do Mercosul têm audiência com Ban Ki-moon sobre espionagem

05/08/2013 - 12h22

Da Agência Brasil*

Brasília - Os ministros das Relações Exteriores do Mercosul participam, nesta segunda-feira (5), de uma reunião com o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, na sede do órgão, em Nova York. Em comunicado, a Missão do Brasil na ONU informou que o encontro tratará de um repúdio do bloco sul-americano aos relatos de espionagem feita por agências de inteligência dos Estados Unidos nos países da região.

Além do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, participam do encontro os chanceleres Héctor Timerman (Argentina), Luis Almagro (Uruguai) e  Elías Jaua (Venezuela). O Paraguai não foi incluído porque ainda está suspenso do bloco.

Em cumprimento a uma decisão coletiva do Mercosul, na Cúpula de Chefes de Estado realizada em Montevidéu (Uruguai) no dia 12 de julho, os chanceleres do bloco vão promover gestão conjunta com o secretário-geral da ONU para informar sobre os fatos e solicitar mecanismos de prevenção e sanção em nível multilateral no tema da espionagem.  

Os países do Mercosul condenaram as ações e repudiaram a interceptação das telecomunicações nos países da região.

Segundo a emissora multiestatal de televisão, Telesur, também deverá ser tratada no encontro a recusa de países europeus de  autorizar o sobrevoo e a aterrissagem do avião do presidente boliviano, Evo Morales, por suspeitarem de que a aeronave transportava o ex-consultor norte-americano Edward Snowden.

*Com informações da Rádio ONU e da Telesur

Edição: Graça Adjuto