Começa hoje na EBC encontro da União Latino-Americana de Agências de Notícias

02/08/2013 - 7h52

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil será, a partir de hoje (2), sede da 4ª Reunião do Conselho Executivo da União Latino-Americana de Agências de Notícias (Ulan). O encontro ocorre até amanhã (3), no Espaço Cultural da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nesta sexta-feira a reunião será aberta aos interessados, que poderão participar como ouvintes.

A Ulan surgiu em 2010, quando representantes das agências de notícias públicas da América Latina se reuniram em Buenos Aires para construir um bloco regional de produção informativa. No encontro, representantes de agências de nove países, incluindo os da Agência Brasil, assinaram carta que deu origem ao grupo de trabalho responsável por estruturar o organismo. A União foi criada oficialmente nos dias 2 e 3 de junho de 2011 em reunião na cidade de Caracas, na Venezuela.

Em Brasília, os participantes vão discutir, entre outras pautas, o financiamento da organização e o aprofundamento das parcerias entre as agências para intensificar a troca de conteúdos. A possibilidade de intercâmbio entre as agências e o novo cenário tecnológico imposto pelas redes sociais também estarão entre os temas debatidos.

Ao final, será definida a data da próxima reunião da Assembleia Geral, que é a máxima autoridade da Ulan. O encontro é anual e ocorre sempre na capital cubana, Havana.

Os veículos de comunicação que compõe a união são: Agência Brasil (EBC); Agências de Notícias da República Argentina (Telam), da Argentina; Agência Boliviana de Informação (ABI), da Bolívia; Imprensa Latina, de Cuba; Agência Pública de Notícias de Equador, Andes; Agência Guatemalteca de Notícias (AGN), da Guatemala; da Agência de Notícias do Estado Mexicano (Notimex), do México; Agência de Informação Pública Paraguay (IP), do Paraguai; Agência Venezolana de Notícias (AVN), da Venezuela; e Agência Andina, do Peru.

Edição: Talita Cavalcante

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil