Quatro brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha

30/07/2013 - 15h23

Da Agência Brasil

Brasília - Quatro brasileiros, três homens e uma mulher, foram impedidos de entrar na Espanha, quando desembarcaram na sexta-feira (26) no Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri. Os brasileiros embarcaram na manhã de hoje (30) de volta ao Brasil e devem chegar à noite a Salvador. Os nomes não foram divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, para preservar a privacidade dos envolvidos.

Segundo a assessoria de imprensa do ministério, as autoridades espanholas entraram em contato com o Consulado do Brasil em Madri para avisar que os brasileiros não cumpriam os requisitos de entrada no país. De acordo com o Itamaraty, os funcionários do consulado conversaram com os brasileiros para saber se receberam correto tratamento legal, e verificaram que eles realmente não cumpriam os requisitos para admissão no território espanhol.

O Ministério das Relações Exteriores informou que foi implementado um mecanismo entre os governos do Brasil e da Espanha, no primeiro semestre de 2012, que prevê que quando um brasileiro não é admitido na Espanha, as autoridades espanholas entram em contato com o consulado para que o Itamaraty possa verificar se o brasileiro está recebendo tratamento adequado e se há alguma possibilidade de recurso.

Segundo o ministério, mais de mil brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha em 2011. O número caiu para 510 em 2012 e, até junho deste ano, 150 brasileiros não puderam entrar na Espanha por não cumprir os requisitos de entrada.

 

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil