Papa ressalta valor da família na oração do Angelus

26/07/2013 - 15h21


 

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O papa Francisco exaltou hoje (26), na oração Angelus Domini, o valor da família. "Vemos aqui o valor precioso da família como ambiente de fé", disse ele, na sacada do Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no bairro da Glória.

Segundo ele, os jovens que participam da Jornada Mundial da Juventude querem saudar seus avós com muito carinho. "Saúdem os seus avós. Nesta praça, nas casas, sintam o nosso mundo como uma grande família. Vamos pedir a Maria que guarde as nossas famílias."

O papa lembrou que hoje a Igreja celebra os pais da Virgem Maria, São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus. "São Joaquim e Santa Ana  fazem parte de uma longa corrente que transmitiu a fé e o amor a Deus, no calor da família, até Maria, que acolheu em seu seio o filho de Jesus e o ofereceu ao mundo, ofereceu-o a nós", disse Francisco na oração. "Vemos aqui o valor precioso da família como lugar prestigiado para transmitir a fé", enfatizou.

No Brasil e em outros países, acrescentou o pontífice, comemora-se hoje o Dia dos Avós, que são parte importante na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé, que é essencial para qualquer sociedade. É importante também "o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família.

Francisco ressaltou que as crianças e os idosos representam os dois pontos de encontro na família e reafirmou que os mais velhos transmitem a sabedoria e a experiência de suas vidas. "O diálogo entre gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado", defendeu.

O Angelus Domini é uma oração feita diariamente às 6h, às 12h e às 18h. Uma vez por semana, o papa a reza publicamente junto com fiéis no Vaticano.

Edição: Nádia Franco//Matéria ampliada às 14h40

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil