Fiéis aguardam rezando a chegada de Francisco à Tijuca

24/07/2013 - 18h13

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Milhares de pessoas aguardam, desde o início da tarde, a chegada do papa Francisco à Tijuca, bairro da zona norte do Rio. O pontífice visitará o Hospital São Francisco na Providência de Deus, onde vai inaugurar simbolicamente o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental, que oferecerá tratamento psiquiátrico, inclusive para dependentes de drogas.

A concentração maior de fiéis é na Igreja de São Francisco Xavier. No local, missas estão sendo rezadas em várias línguas. Apesar do frio e da chuva fina, ninguém quer perder a oportunidade de ver de perto o papa que promete mudanças na Igreja Católica. Aos 82 anos, a aposentada Bernadete de Souza fez questão de estar presente. “Eu gosto do papa. Aqui é o melhor local mais para vê-lo de perto. Eu não queria ficar em casa, só assistindo pela televisão”, disse dona Bernadete, que é franciscana.

Nem a perna esquerda quebrada foi obstáculo para a estudante Cecília Mazzoni Ferreira: “De baixo de chuva, estou aqui. Qualquer sacrifício vale para ver o papa. Vou mancando, mas estou firme e forte. Ele é um papa abençoado, diferente de todos os outros”.

As voluntárias e amigas Camila Barreto e Paula Rufino tinham dois bons motivos para ver o pontífice. Ambas grávidas de seis meses, querem ter a oportunidade de chegar perto de Francisco, para abençoar as crianças que carregam no ventre. “É até difícil de explicar a emoção que estamos sentindo. Estamos ansiosas e felizes com a oportunidade de vermos o papa”, disse Camila, que trabalha como enfermeira. “Nós queremos servir. Não vou poder ir à missa final em Guaratiba e, por isso, viemos aqui”, declarou Paula, que é advogada.

Ao longo das avenidas por onde Francisco passará, a partir das 18h, um longo cordão de fiéis espera o pontífice. Com sombrinhas, guarda-chuvas ou capas de plástico, todos aguardam o momento de chegar o mais próximo possível do papa.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil