Festival de cinema da JMJ exibe 61 filmes de diversos países, em sessões gratuitas

24/07/2013 - 18h38

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O cinema também faz parte da programação cultural da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013. Desde ontem (23), quando ocorreu a abertura oficial do evento, e até o próximo domingo (29), 31 espaços da capital fluminense e de municípios da região metropolitana abrigam o Festival de Cinema da JMJ. Serão ao todo 150 projeções de 61 filmes, de curta e longa-metragem de diversos gêneros, mas que têm em comum a temática da cristandade.

Igrejas, auditórios e anfiteatros de colégios católicos, centros sociais de comunidades e até mesmo salas comerciais exibirão os filmes, e todas as sessões são gratuitas. “Temos filmes de todas as nacionalidades, até mesmo de países distantes como do Iraque e Cazaquistão”, explicou a coordenadora de cinema da JMJ Rio 2013, Teresa Ekobo.

Segundo Teresa, que também foi responsável pela programação cinematográfica da JMJ de 2011, ocorrida em Madri, na Espanha, a programação inclui, além dos filmes, encontros com diretores de cinema e concertos musicais. Um dos encontros ocorrerá na sexta-feira (26), no Colégio São Paulo, em Ipanema, às 13h, com a participação do cineasta norte-americano Tim Watkins, diretor do documentário The Blood and the Rose, que está na programação do festival.

O cineasta e produtor brasileiro Paulo Thiago também participou da apresentação do festival, no Media Center da JMJ, em Copacabana, zona sul do Rio. Segundo ele, a cristandade está presente em suas obras, entre elas o filme Orquestra de Meninos, documentário que dirigiu em 2008 sobre a Orquestra Sinfônica de São Caetano, em Pernambuco, formada por crianças. Thiago também produziu Aparecida, o Milagre (2010), drama dirigido por Tizuka Yamazaki que tem como tema a devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Outro brasileiro, o pianista e compositor de trilhas sonoras Marcelo Cesena, de carreira internacional, fará um concerto daqui a pouco, às 18h, no Teatro João Caetano, dentro da programação do Festival de Cinema da JMJ. A lista completa de projeções e demais atividades está disponível no site www.rio2013.com/programacao.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil