É nossa função fazer ponte entre ciência e sociedade, diz diretora de Jornalismo da EBC

23/07/2013 - 22h04

 

Heloisa Cristaldo
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Recife – A imprensa especializada em jornalismo científico ganhou destaque hoje (23) entre os debates da 65° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Temas como a diminuição do espaço para assuntos da área e a necessidade de traduzir e aprofundar os conhecimentos de pesquisadores foram debatidos no encontro.

A diretora de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nereide Beirão, apresentou a missão da Empresa Brasil de Comunicação e destacou a importância da cobertura dos temas de ciência, tecnologia e inovação como parte do princípio de contribuir para formação crítica do cidadão brasileiro.  

“O cidadão tem de ter conhecimento daquilo que está sendo desenvolvido no país. A EBC tem um papel importantíssimo nessa área de divulgação científica. É função nossa fazer essa ponte entre ciência e sociedade”, explicou.

Nereide Beirão abordou a pesquisa Ciência, Tecnologia & Inovação na Mídia Brasileira, feita pela Rede Andi, que avaliou a abordagem do tema por 62 veículos impressos brasileiros entre 2007 e 2008. “O volume de notícias ligadas à ciência, tecnologia e inovação está muito voltado para o factual e têm alguns temas que são mais tratados, como saúde e medicina. Outros são simplesmente ignorados, não existem no noticiário. Esse fato dificulta a valorização do trabalho científico. As pessoas ainda não têm noção do impacto da ciência e da tecnologia na vida delas”, analisou.

A diretora citou o cientista e historiador americano Bernard Cohen para destacar a força dos veículos de comunicação em influenciar e pautar os pensamentos das pessoas. “Como disse o escritor, 'na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores como pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar'. Então, na medida que alguns assuntos não são discutidos, não existem, as pessoas não estão pensando sobre ele. Eu acho que no geral, apesar de todos os programas, ainda há muito o que fazer e melhorar”.

Nereide Beirão anunciou ainda que a EBC vai lançar um programa de divulgação científica na TV Brasil e reforçar a cobertura do tema na Agência Brasil. “Na medida que se tiver uma editoria fortalecida, as pessoas entendenderão aquilo como um espaço para divulgação com credibilidade e equipe com uma boa relação com o corpo de cientistas, profissionais que muitas vezes têm um certo preconceito de dar informação para o jornalista”, concluiu.

Também participaram do debate os jornalistas João Alegria, do Canal Futura, e Sílvia Bessa, do Diário de Pernambuco, e Sinval de Itacarambi Leão, diretor da revista Imprensa.

 

Edição: Carolina Pimentel
 

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil