Dificuldade de deslocamento pode ter desmotivado inscrição de peregrinos, avalia diretora

23/07/2013 - 20h34

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A dificuldade de deslocamento (transporte) entre os países na América Latina pode ter sido um dos obstáculos para a inscrição de mais peregrinos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os organizadores registraram 355 mil inscrições, sendo a ampla maioria de brasileiros. Para o mesmo encontro, em Madri, na Espanha, em 2011, foram 475 mil.

A organização do evento evita comparar os números, mas a diretora do setor de inscrições, irmã Shaiene Machado, avalia que a falta de integração logística pode ter desmotivado os peregrinos. “O Brasil é um 'continente' [em referência ao tamanho do país] com dificuldade de deslocamento entre estados. Sabemos que, na Europa, o deslocamento entre um país e outro é relativamente fácil”.

Irmã Shaiene, no entanto, explica que dos 475 mil inscritos em Madri estavam incluídos os voluntários. No Brasil, onde eles somam 60 mil, não foram contabilizados. Segundo ela, a expectativa é que o número de participantes aumente nos próximos dias. As inscrições continuam abertas. “Muitas pessoas deixam para vir no final de semana. Sabemos também que é uma característica brasileira deixar para última hora”.

A organizadora negou que as manifestações, ocorridas nas últimas semanas, tenham afugentado os inscritos. De acordo com irmã Shaiene, quando os protestos eclodiram, a maioria dos peregrinos já tinha comprado as passagens. “Para o peregrinos internacionais, isso não foi um fato de decisão porque quando as manifestações começaram eles já estavam com a viagem planejada”, reforçou.

Os dados da organização da JMJ mostram que dos 355 mil peregrinos inscritos, 220 mil são brasileiros, seguidos de argentinos (23 mil) - a mesma nacionalidade do papa. A maioria tem entre 14 e 25 anos e é mulher (59%). Para recebê-los no Rio, foram disponibilizadas 355 mil vagas de hospedagem gratuita em casas de família e em instituições, como escolas.

Neste primeiro dia de jornada, ao recepcionar os peregrinos, a irmã destaca a representação de diversas nacionalidades, no total 175, e o intercâmbio entre os jovens. “A grande marca desta jornada será a alegria e a espontaneidade. Ontem (22) no local de retirada das inscrições, vi uma batucada espontânea desses jovens com pessoas que recolhiam lixo e foi muito lindo”, contou.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil