Manifestantes planejam marcha até o Palácio Guanabara

22/07/2013 - 17h39

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Manifestantes concentrados no Largo do Machado, a cerca de 1 quilômetro do Palácio Guanabara, pretendem iniciar uma marcha em direção à sede do governo fluminense, onde o papa Francisco será recepcionado mais tarde pela presidenta Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral.

Os manifestantes gritam palavras de ordem contra o governador Cabral e pregam uma greve geral. Também seguram cartazes com frases contra a corrupção e pedindo mais verbas para a saúde e a educação. Em folhetos distribuídos à população, protestam contra a destinação de R$ 118 milhões - segundo eles - para a visita do papa, sendo R$ 111,5 milhões em verbas federais.

Eles estão divididos em três grupos: um com bandeiras de partidos de esquerda, outro ligado a estudantes universitários e o terceiro formado por pessoas sem ligações partidárias ou a entidades estudantis.

Policiais da Força Nacional de Segurança observam de longe o protesto e evitam circular entre os manifestantes. Todo o perímetro do Palácio Guanabara foi interditado pelas forças de segurança do estado. O prédio encontra-se protegido por cercas de ferro, para impedir o acesso dos manifestantes.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil