Alto comissário das Nações Unidas pede que fronteiras fiquem abertas para os refugiados sírios

22/07/2013 - 17h28

Da Agência Brasil

Brasília – O alto comissário das Nações Unidas para Refugiados, António Guterres, pediu hoje (22) que os países não limitem o acesso de refugiados sírios às fronteiras vizinhas. "Reitero o meu apelo a todos os Estados, na região e mais longe, de manter as fronteiras abertas e receber todos os sírios que buscam proteção", disse Guterres.

A crise na Síria tem 28 meses e já matou mais de 90 mil pessoas, segundo organizações não governamentais. Os confrontos eclodiram em meio às cobranças da oposição para o presidente sírio, Bashar Al Assad, deixar o poder. Assad se nega a renunciar.

Guterres disse que o esquema de segurança na região está cada vez mais impedido a passagem dos sírios nas áreas fronteiriças. Cerca de 1,8 milhão de refugiados sírios partiram, nos últimos dois anos, para o Líbano, a Jordânia, a Turquia, o Iraque e o Egito.

De acordo com os dados das Nações Unidas, os países com maior número de refugiados sírios são o Iraque, com mais de 160 mil, e o Egito, com cerca de 90 mil. O alto comissário apelou ainda para que as instituições financeiras internacionais e as agências de desenvolvimento nacionais e regionais cooperem nos projetos de apoio aos refugiados.

"O que eu estou pedindo hoje é essencial para mitigar o risco de uma explosão que poderia envolver todo o Oriente Médio. Mas só uma solução política para a Síria, e um fim à luta, pode parar totalmente este risco", disse Guterres.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil