Plantão judiciário para Jornada Mundial da Juventude começa amanhã

18/07/2013 - 17h13

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em Eventos Esportivos, Culturais e Grandes Eventos (Cejesp), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), vai intensificar o plantão para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a partir de amanhã (19). O evento ocorrerá na capital fluminense entre os dias 23 e 28.

Entre os dias 19 e 29, o regime de plantão da Cejesp nos aeroportos Santos Dumont e Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim ganhará o reforço de mais dois juízes e dois comissários cada.

O titular da Vara do Torcedor e membro da Cejesp, juiz Marcelo Rubiolli, disse hoje (18) à Agência Brasil que, para os eventos programados para a Praia de Copacabana durante a jornada, não haverá necessidade de deslocamento de juízes. “Por decisão administrativa e de logística, a comissão decidiu não estar presente no local, porque os eventos são muito dispersos. Por isso, a gente decidiu concentrar os esforços no fórum”. O plantão judiciário da capital ficará, então, responsável por receber as demandas decorrentes dos eventos em Copacabana.

Na orla, será realizada, no dia 23, a primeira grande cerimônia da jornada, que é acolhida aos peregrinos pelo arcebispo local, dom Orani João Tempesta. Também na Praia de Copacabana, o papa Francisco participará de dois eventos, que são a cerimônia de acolhida do sumo pontífice (25), e a Via Sacra, no dia 26.

Já em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, a Cejesp vai operar no Campus Fidei, na área reservada aos órgãos públicos, próximo ao palco onde o papa Francisco celebrará a Missa do Envio, no domingo (28). Os postos do juizado funcionarão em dois ônibus e dois caminhões do tipo contêiner, nos dias 27, quando haverá a vigília do papa com todos os peregrinos, e no dia 28.

“Nós vamos ter competência para julgar os crimes cometidos no interior do evento e no entorno”. Será a mesma formatação do Juizado dos Esportes, agregado à presença da Vara da Infância e da Juventude para medidas protetivas de menores ou atos infracionais”, explicou Rubiolli.

A instalação dos postos temporários da Cejesp no Campus Fidei começará na próxima quarta-feira (24). O plantão em Guaratiba será iniciado às 10h do dia 27 e às 9h do dia 28, estendendo-se até o final das atividades.

Marcelo Rubiolli estimou que o plantão judiciário do TJRJ para a Jornada Mundial da Juventude reunirá mais de 50 pessoas, entre juízes, serventuários e comissários da Infância e da Juventude, além de policiais civis e defensores públicos. De acordo com ele, o objetivo é “assegurar a segurança ao peregrino”. Os plantões judiciários, segundo o juiz, funcionam como um termômetro do que está ocorrendo nos eventos em que há esse tipo de serviço.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil