Incra só negociará com manifestantes depois da desocupação do prédio invadido

17/07/2013 - 15h55

Agência Brasil

Brasília - Manifestantes da Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) ocuparam na madrugada de hoje (17) o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O movimento reivindica a aceleração dos processos de reforma agrária, além de mais assistência técnica, acesso ao crédito e à infraeestrutura.

A Policia Militar estimou que 500 manifestantes ocuparam a sede do Incra. Segundo a coordenação da Fetraf estão concentrados cerca de 1 mil pessoas, ocupando três andares e o subsolo do prédio. Participam da manifestação agricultores familiares de municípios do Goiás, de Minas Gerais e do Distrito Federal.

Após uma reunião feita com os coordenadores do movimento, o diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento, César Fernando Schiavon Aldrighi, disse que só vai haver negociação depois que os manifestantes desocuparem o prédio. “O Incra está disposto a fazer a negociação, mas só será feita após a desocupação do prédio”, disse.

Os representantes do movimento reclamam, ainda, a retirada de mais de R$ 40 milhões, que estava na conta da Fetraf e que teriam sido recolhidos [pelo instituto] sem explicação. Segundo os representantes da federação, que reivindica uma reunião com o presidente do Incra, Carlos Guedes, com o objetivo de obterem a garantia que os recursos previstos na rubrica do órgão sejam efetivamente aplicados nas reivindicações já postas.

A assessoria de imprensa do Incra disse que o presidente Carlos Guedes está em Havana (Cuba), onde participa de um seminário promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Por causa disso, os assessores do órgão informaram que a diretoria já entrou em processo de negociação com os representantes da Fetraf.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil