Autoridades acertam hoje detalhes do esquema de segurança da Jornada da Juventude

17/07/2013 - 15h41


 

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil
 

Rio de Janeiro – Os ministros José Eduardo Cardozo, da Justiça, e Celso Amorim, da Defesa, acertam, agora à tarde, com o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, os detalhes do esquema de segurança durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que começa na próxima semana e terá a presença do papa Francisco.

Segundo o governador Sérgio Cabral, a reunião desta tarde é para acertar medidas que garantam a segurança dos milhares de peregrinos e voluntários esperados para a jornada. "Uma reunião puramente técnica, de checagem de informações, às vésperas dos grandes eventos", disse o governador, que inaugurou hoje (17) a Casa do Trabalhador da Unidade de Polícia Pacificadora de Manguinhos, na zona norte do Rio.

No local, haverá cursos de qualificação, como os de cuidador de idosos, auxiliar de cozinha e estética básica, além de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um balcão de empregos encaminhará os jovens formados para ocupar as vagas abertas no mercado de trabalho. Com capacidade para atender a 800 pessoas por dia, a Casa do Trabalhador ocupa a sede de uma antiga fábrica na Avenida Dom Hélder Câmara.

A Jornada Mundial da Juventude é o primeiro compromisso do papa Francisco no exterior, desde sua eleição para o pontificado, em março deste ano. Ele chega ao Rio segunda-feira (22) e terá compromissos até domingo. O encontro católico começra terça-feira que vem (23) e vai até domingo (28).

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil