Doze países em crise receberão ajuda humanitária da ONU

16/07/2013 - 14h17

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  A Organização das Nações Unidas (ONU) pretende investir aproximadamente US$ 72 milhões, do Fundo Central de Resposta de Emergência, para ajudar pessoas negligenciadas em 12 países em crise no mundo. Segundo a subsecretária-geral para os Assuntos Humanitários da ONU, Valerie Amos, essas pessoas pessoas que vivem em situação de “extrema necessidade”.

"Esse dinheiro vai salvar vidas, garantindo que as organizações humanitárias possam continuar a apoiar os homens mais vulneráveis​​, mulheres e crianças apanhados no meio de desastres devastadores e conflitos", ressaltou.

A subsecretária-geral disse que o dinheiro será destinado aos seguintes países: Bangladesh, Chade, Colômbia,  Coreia  do Norte, Haiti, Madagascar, Mauritânia, Myanmar, Níger, Paquistão, Filipinas e Somália.

O  Fundo Central de Resposta de Emergência da ONU é uma das principais fontes mundiais de financiamento humanitário. A cada ano um terço dos recursos do fundos é reservado para ajudar as pessoas que vivem em áreas consideradas em crise. Desde 2006, parte dos recursos foi destinada a apoiar a população negligenciada em mais de 40 países.

*Com informações da agência de notícias da ONU // Juliana Andrade