Snowden é mantido sob vigilância permanente em área de trânsito em Moscou

15/07/2013 - 9h53

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ex-consultor norte-americano Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem pelos Estados Unidos a cidadãos do seu país e estrangeiros, é mantido sob vigilância permanente no hotel de trânsito em que está hospedado, no aeroporto Sheremetievo, em Moscou, na Rússia. As informações são da agência de notícias não governamental Interfax.

Segundo relatos, o norte-americano tem um quarto reservado, mas ele pode escolher entre ficar no local ou ir para a área destinada ao descanso dos funcionários que trabalham na zona de trânsito. No aeroporto, foram tomadas medidas especiais, como uma guarda constante ao local onde está Snowden.

Não há, porém, informações sobre a guarda ao norte-americano: não se sabe se é feita por serviço de segurança oficial ou empresa particular. O Serviço Federal de Imigração da Rússia informou hoje (15) não ter recebido qualquer pedido de asilo de Snowden.

Na semana passada, o ex-consultor se reuniu com representantes de 13 organizações não governamentais (ONGs) russas e anunciou que iria pedir asilo temporário à Rússia até poder viajar para a América Latina. A expectativa é que Snowden fique na Venezuela, mas outros países, como Equador e Nicarágua, também anunciaram o desejo de conceder asilo para ele.

O ex-consultor de uma empresa terceirizada que trabalhava para a Agência Nacional de Segurança (NSA) e a Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) é acusado pelas autoridades norte-americanas de violar a lei de espionagem, depois de filtrar detalhes dos programas governamentais secretos de vigilância a registros telefônicos e comunicações na internet.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil