Ex-presidente do Peru será interrogado hoje

15/07/2013 - 11h26

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Investigado por lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito e compra de imóveis de luxo, o ex-presidente do Peru Alejandro Toledo será interrogado hoje (15) pela Fiscalização Penal de Lima. As investigações começaram para apurar ações envolvendo a sogra do ex-presidente, Eva Fernenbug, de origem belga. A estimativa é que apenas uma mansão, comprada em nome da sogra, tenha custado US$ 5 milhões.

Toledo, que vive atualmente nos Estados Unidos, está em Lima desde a semana passada. Os advogados dele tentaram adiar o interrogatório. A audiência, segundo especialistas, está cercada de expectativas porque o ex-presidente deu uma série de explicações contraditórias sobre a origem do dinheiro usado por sua sogra para adquirir os bens.

Para alguns políticos e especialistas, o dinheiro e as propriedades pertencem a Toledo. Dirigentes do partido de Toledo, o Perú Posible, adiantaram que ele fará uma declaração pública, após o interrogatório. A mulher dele, Eliane Karp, deverá prestar esclarecimentos aos fiscais na próxima quarta-feira (17).

Toledo tentou encerrar as investigações alegando que ele e a sogra não são funcionários públicos. Porém, a Fiscalização Penal de Lima não aceitou os argumentos e manteve as apurações.

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina
 

Edição: Denise Griesinger