Agência de classificação de risco retira nota máxima da dívida da França

12/07/2013 - 17h22

Da Agência Lusa
 

Brasília – A agência de classificação de risco Fitch cortou hoje (12) a nota da dívida pública da França, retirando-lhe o triplo A e passando a nota para AA+. A decisão ocorre depois de outras duas grandes agências terem feito o mesmo, informou a Fitch em comunicado.

A Fitch justificou a decisão com base nas incertezas sobre as estimativas de crescimento do país. Para a agência, o baixo crescimento não dá muita margem ao governo para cumprir os seus objetivos de equilibrar o orçamento. A Standard & Poor's e a Moody's já tinham retirado a nota máxima da França, que sai assim do clube de países com triplo A.

A agência também agravou as previsões para a trajetória da dívida francesa e estima agora que atinja 96% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014 e que caia gradualmente apenas no longo prazo, permanecendo elevada (nos 92%) em 2017.

Além disso, a Fitch considera que “uma dívida elevada por muito tempo reduz a margem orçamental para absorver choques adversos”. A agência sublinha que a incerteza nas previsões de crescimento e a crise atual na zona do euro pioram as perspectivas para a economia francesa.

No entanto, apesar de a França ter perdido o triplo A, a Fitch considera que o viés (tendência a alterar a nota no futuro próximo) é estável. Segundo a agência, a economia francesa é “forte e diversificada, fortalecida por instituições sociais e civis fortes e efetivas”. A agência entende ainda que o risco financeiro de França é “muito baixo”, o que se deve à maturidade média da dívida de sete anos, aos baixos custos de financiamento e à elevada flexibilidade financeira.