Vulcão Popocatépetl emite gases e vapores e deixa o México em alerta

11/07/2013 - 9h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Vulcão Popocatépetl, na região de Puebla, no centro do México, está emitindo gases e vapores há cinco dias, segundo o Centro Nacional de Prevenção de Desastres do país. Os gases chegaram a uma altura equivalente a 2 quilômetros (km) mas, de acordo com o monitoramento, houve baixa quantidade de cinzas.  

Os moradores da região foram orientados a usar máscara para evitar danos à saúde – principalmente às vias respiratórias e aos olhos – em um raio de segurança de 12 km do vulcão. As emissões de vapores levam ao cancelamento e adiamentos de voos nas regiões da Cidade do México e de Toluca.

Há cinco dias, as autoridades elevaram o alerta para amarelo, depois de registrar aumento das atividades do vulcão, pois as cinzas chegaram à Cidade do México, a capital, que fica a 70 quilômetros de Puebla. Com 5.452 metros de altura, é um dos 14 vulcões ativos do México.

O Popocatépetl é o segundo maior vulcão do país, depois do Pico de Orizaba. As erupções são frequentes. Em maio, os especialistas registraram aumento da emissão de gases e vapores. No ano passado, o vulcão também reagiu em três períodos - janeiro, fevereiro e abril.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto