Atualizada - Estivadores protestam no Porto de Santos

11/07/2013 - 10h32

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Em adesão ao Dia Nacional de Luta convocado pelas centrais sindicais, os estivadores da Baixada Santista iniciaram ato de protesto às 7h da manhã de hoje (11), em frente ao cais do Porto de Santos, bloqueando a passagem de veículos. O porto é o maior da América Latina. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) informou que há dez navios com as operações paralisadas e que 21 estão operando mecanicamente.

O secretário do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, do Guarujá e de Cubatão, César Rodrigues Alves, informou que a manifestação conta com cerca de 300 pessoas. Segundo ele, a categoria reivindica que a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) volte a contratar os trabalhadores por produção, por meio do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), e não com vínculo empregatício. 

Outras categorias interditam também dois pontos da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que dá acesso ao terminal portuário. Um bloqueio foi montado na altura do quilômetro (km) 267 e outro 1 km adiante. Há também duas barreiras na Via Anchieta, nos km 64 e 65, na chegada à Baixada Santista e ainda nos km 10 e 13, na saída da cidade de São Paulo.

Ontem (10), 13 navios deixaram de ser descarregados no Porto de Santos, em razão da paralisação dos estivadores do primeiro turno de trabalho (das 7h às 13h), segundo a Codesp. As atividades foram retomadas no turno que começou às 13h.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil