Presidente eleito do Irã assume governo na primeira semana de agosto

08/07/2013 - 12h07

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente eleito do Irã, Hassan Rohani, de 64 anos, será nomeado no próximo dia 3, em uma cerimônia com a presença do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, em Teerã. No dia seguinte, haverá a solenidade de posse no Parlamento iraniano. O vice-presidente do Parlamento, Mohammad Reza Bahonar, confirmou as datas.

Rohani foi eleito no último dia 14. Após as cerimônias, ele terá duas semanas para nomear sua equipe e apresentar a proposta de governo aos parlamentares iranianos. Segundo a legislação do Irã, cada ministro tem de obter individualmente a confiança do Parlamento.

Religioso moderado, Rohani foi eleito no primeiro turno com 50,68% dos votos. A vitória dele encerra oito anos de governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad, cercado de embates com os Estados Unidos e parte da comunidade internacional, principalmente devido ao programa nuclear.

Na campanha presidencial, Rouhani criticou algumas posições de Ahmadinejad e indicou que pretende adotar medidas diferentes às do seu antecessor. Porém, questões como o programa nuclear iraniano e a chamada soberania são temas considerados caros e controvertidos. Ao longo da campanha, Rouhani não se furtou de debater sobre o isolamento do Irã na comunidade internacional, a crise econômica e os efeitos das sanções das potências.

O presidente eleito é doutor pela Universidade Glasgow Caledonian, na Escócia, e fala além do persa (farsi,como dizem os iranianos), inglês, alemão, francês, russo e árabe. Na campanha presidencial, ele obteve apoio de dois ex-presidentes – Mohammad Khatami e Akbar Hashemi Rafsanjani.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto