Depois de incêndio, prefeito quer ajuda de Dilma para recuperar Mercado Público

07/07/2013 - 12h58

Da Agência Brasil*

Brasília - O prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati, desembarca amanhã (8), em Brasília, para pedir a ajuda da presidenta Dilma Rousseff na reconstrução do Mercado Público de cidade, atingido por um incêndio de grandes proporções na noite ontem (6). As informações foram divulgadas no site da prefeitura.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, Fortunati acredita que, como a presidenta Dilma conhece muito bem o Mercado Público, patrimônio histórico e cultural da cidade, dará o apoio necessário. A proposta é que o projeto de recuperação seja incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, que já tem a participação de Porto Alegre.

Há pouco, em telefonema a Fortunati, a presidenta Dilma Rousseff lamentou o incêndio e garantiu que o governo federal disponibilizará recursos para a recuperação do prédio, conforme apelo do prefeito.

"Tivemos uma longa conversa, em que a presidenta relembrou que almoçava com frequência no mercado. Segundo ela, o Mercado Público faz parte da alma de Porto Alegre. Por isso, garantiu que não faltarão recursos do governo federal para a recuperação desse ícone da cidade", disse Fortunati em nota divulgada pela prefeitura.

Segundo o prefeito, os recursos podem vir através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas, que já tem a participação de Porto Alegre, ou mesmo o PAC voltado para as outras obras.

"O certo é que a presidenta se sensibilizou pelo que aconteceu e vai ajudar Porto Alegre a reeguer o que o fogo consumiu", disse Fortunati.

Neste domingo (7), equipes da prefeitura, dos bombeiros e da Associação dos Permissionários do Mercado Público, junto com autoridades de segurança, fazem vistoria no local do incêndio. O objetivo é avaliar os prejuízos e as proporções do incêndio, já projetando na reconstrução do local. A prefeitura informou que, desde cedo, José Fortunati acompanhou o trabalho dos bombeiros no controle do incêndio.

O fogo começou por volta das 20h30. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio às 22h30 e, depois, trabalharam no rescaldo. As pessoas que estavam no local conseguiram sair rapidamente. O Mercado Público foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre em 1979, o prédio sofreu três incêndios (1912, 1976 e 1979) e resistiu à grande enchente de 1941.

*Com informações da Prefeitura de Porto Alegre//A matéria foi ampliada às 15h08

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil