Mostra de versões restauradas de filmes de Billy Wilder termina amanhã, em São Paulo

03/07/2013 - 14h07

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Termina amanhã (4), no CineSesc, a mostra de filmes raros do cineasta da época de ouro de Hollywood, nos Estados Unidos, que começou na quinta-feira (28). Até o momento, foram realizadas 18 sessões, com filmes como Quanto Mais Quente Melhor (1959), considerado por muitos críticos a maior comédia de todos os tempos. Os longas metragens da mostra podem ser vistos na rua Augusta, 2075. Os ingressos custam entre R$ 2 e R$ 8.

O CineSesc apresenta versões novas e restauradas de filmes raros do cineasta Samuel Billy Wilder. Ganhador de dois Oscars, de dois Globos de Ouro, de prêmios do Festival de Cannes, e outros prêmios, Wilder é considerado ícone do seu tempo, com filmes aclamados pela crítica.

Ele nasceu em Viena (Áustria) mas, com a ascensão do nazismo, assim como diversos artistas europeus daquela época mudou-se para Hollywood, distrito da cidade norte-americana de Los Angeles. Antes, Wilder passou uma breve temporada na França, período de grande importância para sua carreira. Lá, rodou, em 1933, o seu primeio filme, Semente do Mal, que conta a história de Henri, um jovem playboy que se envolve com uma quadrilha de ladrões de carros. O filme encerra, amanhã, a mostra do CineSesc, a partir das 16h30.

Outra obra de Wilder, Sabrina (1954), mostra dois irmãos que se apaixonam pela filha do motorista da família. O filme será exibido hoje (3), a partir das 19h. Em Beija-me, Idiota, o cineasta traz um cantor que pega a estrada para participar de um programa de televisão. Esse longa metragem será exibido hoje, às 21h30.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil