Protestos bloqueiam tráfego de caminhões na BR-381 em Minas

01/07/2013 - 10h34

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Um grupo de caminhoneiros protesta, desde a madrugada de hoje (1º), interrompendo parcialmente o trânsito em três trechos da BR-381, em Minas Gerais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os bloqueios estão sendo feito apenas para o tráfego de caminhões. A passagem de carros de passeio e de ônibus está liberada.

Em um dos pontos de manifestação, no quilômetro (km) 513, na cidade de Igarapé, região metropolitana de Belo Horizonte, a fila de caminhões chega a 5 quilômetros tanto no sentido São Paulo quanto no sentido Espírito Santo.

Os outros dois bloqueios ocorrem na altura do km 359, no município de João Monlevade, e no km 589, em Carmópolis de Minas. A PRF não informou a extensão do congestionamento no local.

De acordo com o Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Cargas de Minas Gerais (Sinditac), os protestos são por redução de impostos sobre o óleo diesel, mais segurança nas estradas e melhoria da infraestrutura viária.

Na semana passada, foram registradas diversas manifestações em estradas mineiras, que provocaram interdição de trechos e congestionamentos nas estradas. Na maior parte dos casos, os grupos reivindicavam melhorias no transporte coletivo, redução das tarifas de ônibus, construção de passarelas, além de criticar os gastos relacionados à Copa das Confederações.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil