Exposição apresenta trajetória de português que influenciou projetos de revitalização do Rio

30/06/2013 - 19h04

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil
 
Rio de Janeiro - A trajetória de meio século de um dos mais importantes urbanistas contemporâneos da Europa, o português Nuno Portas, pode ser conhecida até o dia 31 de julho no Departamento Rio de Janeiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). Exibida pela primeira vez fora de Portugal, a exposição O Ser Urbano nos Caminhos de Nuno Portas não se limita a apresentar os principais projetos e obras do arquiteto. Também tem como proposta discutir, em seis eixos temáticos, o pensamento do urbanista sobre a cidade contemporânea e a sua relação com a cidadania.

Nascido em 1934, Portas se formou em arquitetura em 1960, pela Escola de Belas Artes do Porto, onde mais tarde foi professor. Após a Revolução dos Cravos (1974) em Portugal, Nuno Portas foi o responsável por um programa habitacional para áreas degradadas denominado Serviço Ambulatório de Apoio Local (Saal).

Desde a década de 60, o trabalho do urbanista tem deixado marcas também no Rio de Janeiro, onde ele acompanhou o projeto de intervenção social comandado pelo arquiteto Carlos Nelson dos Santos na Favela de Brás de Pina, na zona norte da cidade.

“Portas é um profissional com pensamento avançado e grande senso crítico e exerceu enorme influência no Rio de Janeiro. Foi talvez a pessoa mais importante do pensamento crítico do planejamento urbano no Brasil, nos visitando esporadicamente”, disse o presidente do IAB, Sérgio Magalhães. Programas da prefeitura carioca, como o Favela-Bairro, são reflexos das ideias do urbanista português, que também deu sua contribuição ao projeto de revitalização da Cidade Nova, no centro do Rio.

As maquetes desses projetos podem ser vistas na exposição, que destaca ainda uma proposta de Nuno Portas para a cidade que não foi levada adiante. Trata-se da intervenção na orla da Baía de Guanabara, entre o Aeroporto Santos Dumont e a Igreja da Candelária, desenvolvida em parceria com o catalão Oriol Bohigas em 1997, na gestão do então prefeito e também arquiteto Luiz Paulo Conde.

O projeto de Portas e Bohigas envolvia o direcionamento do tráfego de superfície ao longo do trecho para uma via subterrânea, mas manteria o elevado da Perimetral, que ganharia uma proteção sonora e bares sob os vãos, com iluminação especial. A proposta foi abandonada pelas administrações municipais posteriores.  

A mostra O Ser Urbano nos Caminhos de Nuno Portas pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 17h. A entrada é gratuita. O IAB-RJ fica na Rua do Pinheiro, 10, no Flamengo, zona sul do Rio.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil