Servidor de carreira toma posse como diretor da ANP

27/06/2013 - 20h15

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O engenheiro José Gutman tomou posse hoje (2) como diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Gutman ocupava o cargo de superintendente de Participações Governamentais da ANP e é o primeiro funcionário concursado a chegar ao cargo de diretor da agência de petróleo e o terceiro entre todas as agências reguladoras.

Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em direito pela Universidade Candido Mendes, o diretor fez mestrado em Planejamento Energético e especialização em Economia da Regulação pelo Instituto de Economia da UFRJ. Ele começou na ANP há 14 anos como funcionário temporário e ingressou por meio de concurso público em 2005.

O nome de Gutman para a diretoria foi uma sugestão pessoal da diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, que apostou na competência e bom relacionamento do funcionário. “Ele entrou na ANP como temporário, 14 anos atrás, decidiu fazer o primeiro concurso público, foi muito bem aprovado, é um auxílio importante, um quadro técnico qualificado da agência e é uma pessoa querida, uma pessoa boa”.

Gutman disse que são muitos os desafios que a ANP tem pela frente. “A produção do Brasil vai mais que dobrar até o final da década, tem as rodadas de licitação, a ANP vem adquirindo, ao longo do tempo, várias atribuições, como a regulação da produção de etanol. Então, um dos desafios é adequar o quadro técnico da agência às atividades que são demandadas pelas nossas atribuições”.

Para o novo diretor da ANP, o fato de ser concursado fortalece os servidores. “A carreira é relativamente recente, o primeiro concurso, no qual eu entrei, é de 2005, embora eu já estivesse na ANP antes. Isso fortalece o quadro técnico, dá um incentivo, uma moral. Hoje já tem vários concursados que já assumem cargos de gestão, então é muito bom para a carreira”.

O nome de José Gutman para a diretoria foi aprovado pelo Senado no dia 8 de maio e ele foi nomeado por decreto da presidenta Dilma no dia 28 de maio. O mandato é quatro anos.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil