Moradores de favela protestam contra ação policial que resultou em nove mortes

25/06/2013 - 18h50

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
 

Rio de Janeiro – Já são nove os mortos nos confrontos entre policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e traficantes da favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, na zona norte da cidade . Entre os mortos, um era sargento do Bope, dois moradores da favela e seis suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Em protesto pela ação policial, moradores fazem, agora à tarde, manifestação pelas ruas da comunidade. Eles carregam uma faixa com os dizeres: "A Polícia que reprime na avenida é a mesma que mata na favela."

A comunidade está ocupada desde a madrugada de hoje (25) por cerca de 500 homens do Bope, do Batalhão de Choque, da Força Nacional e do Batalhão de Ação com Cães, à procura de traficantes que promoveram um arrastão ontem (24) à noite na Avenida Brasil depois de uma manifestação em Bonsucesso.

Seis pessoas ficaram feridas nos tiroteios em vários pontos da favela e foram levadas para o Hospital Federal de Bonsucesso e quatro permanecem internadas. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, a operação na Nova Holanda resultou na prisão de dois homens e na apreensão de um menor de idade, que estava com uma pistola 380. Além disso, foram encontradas 2.327 trouxinhas de maconha, uma granada, um fuzil, uma submetralhadora, cinco pistolas automáticas, munição, maconha e cocaína.

O clima continua tenso no interior e nos acessos à comunidade. O comércio não abriu e as escolas públicas suspenderam as aulas. Ainda de acordo com a Polícia Militar, a ocupação da Nova Holanda não tem prazo para terminar.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil