Ministério da Justiça quer acompanhar adaptação de comércio eletrônico às novas regras do setor

25/06/2013 - 21h36

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Justiça notificou nesta terça-feira (26) 13 empresas de compra online, com o objetivo de acompanhar a aplicação do Decreto 7.962/13, que dispõe sobre a contratação no comércio eletrônico.

As empresas Compra Fácil, Nova PontoCom, Máquina de Vendas, Groupon, Mercado Livre, Peixe Urbano, Clickon, Decolar.com, TAM, Gol, Azul, Avianca e B2W (que abrange as marcas Americanas, Submarino e Shoptime), terão dez dias (a partir da data de recebimento da notificação) para explicar ao órgão quais medidas estão tomando para se adequar à nova legislação, vigente desde o dia 15 de março de 2013.

São empresas de vários tipos, de compras coletivas a sites onde vendedores e compradores comercializam vários tipos de produtos. De acordo com a assessoria do ministério, a notificação não tem caráter punitivo. O órgão pretende “mapear a implementação das regras do decreto pelas grandes empresas do comércio eletrônico”, nos mais variados ramos do setor. O ministério entende a notificação como uma oportunidade das empresas confirmarem o compromisso com a nova lei. Segundo o ministério, outras empresas também poderão ser notificadas.

O Decreto 7.962/13 busca dar maior segurança ao consumidor em sua relação com empresas de comércio online. Conforme o decreto, essas empresas devem prestar informações claras sobre o produto ou serviço, facilitar o atendimento ao consumidor e respeitar seu direito de se arrepender da compra.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil