Mandela completa três dias em estado crítico, mas estável, diz Presidência da África do Sul

25/06/2013 - 13h54

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Pelo terceiro dia consecutivo, o governo da África do Sul informa que o ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela, de 94 anos, continua internado em “estado crítico, mas estável”. Em comunicado a Presidência da África do Sul diz que a equipe médica faz o “melhor para a recuperação” de Mandela, internado há quase três semanas em decorrência de uma infecção pulmonar.

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, em nota, ressaltou a necessidade de a população sul-africana se manter unida e apoiar a família de Mandela em meio ao agravamento do estado de saúde dele. Para Zuma, é fundamental demonstrar o “amor e a gratidão” por Mandela em respeito ao legado construído por ele.

"Temos que apoiar a família [de Mandela]. Devemos demonstrar nosso amor e gratidão por sua liderança durante a luta de libertação e em nossos primeiros anos de liberdade e democracia, vivendo seu legado e a promoção da unidade, o não racismo, não sexismo e a prosperidade em nosso país ", disse Zuma.

Demonstrando confiança, o presidente sul-africano disse que as comemorações do aniversário de Mandela, de 95 anos, no próximo dia 18 estão sendo organizadas. "Devemos todos planejar o que fazer no próximo mês”, ressaltou. Ele acrescentou  que é importante ter “sensibilidade” e respeitar a necessidade de privacidade da família Mandela.

Makaziwe, filha mais velha do ex-presidente da África do Sul, convocou hoje uma reunião de emergência com a família para discutir o estado de saúde do seu pai. A reunião ocorre na vila de Qunu, local onde Mandela passou sua infância.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil