Santos cobra cumprimento de normas negociadas com as Farc para acordo de paz

24/06/2013 - 10h53

 

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, cobrou das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que cumpram “a palavra e negociem” sobre os pontos já definidos para o acordo de paz, durante reuniões em Havana, Cuba. Santos reclamou que integrantes da guerrilha reivindicam aspectos que não foram negociados nos últimos meses. A previsão é que o acordo seja fechado até dezembro.

“Cumpram sua palavra. Negociem sobre esses pontos [já definidos], joguem limpo e não comecem a pedir o impossível, não comecem a pedir o que não está no acordo”, ressaltou Santos em discurso. O presidente disse que se “existe vontade” a paz chega “cedo ou tarde”.

Santos lembrou que as negociações em Havana foram abertas e que todos foram chamados a opinar na busca pelo fim dos conflitos, que já duram cerca de meio século. “Chegamos a alguns pontos que transformamos em público – o povo colombiano e o mundo os conhecem. Está tudo escrito”, disse ele.

O presidente ressaltou que é necessário respeitar os acordos e avisou que “a paciência do povo colombiano não é ilimitada. Estamos empenhados em cumprir os acordos, respeitando a palavra, respeitando o que acertamos”, disse ele. As informações são da Presidência da República da Colômbia.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil