Temer defende diálogo e diz que protesto é direito democrático

18/06/2013 - 14h37

BBC Brasil

Tel Aviv - O vice-presidente do Brasil, Michel Temer, defendeu hoje (18) que autoridades e manifestantes busquem o diálogo para encerrar o impasse que envolve as manifestações em todo o país. Para ele, o governo deve “averiguar” as queixas dos manifestantes. Temer, que é professor de direito constitucional, disse que a “manifestação é um direito democrático”.

"O governo federal deve dialogar com os manifestantes para averiguar quais são as queixas principais e depois terá que encontrar soluções. Devemos incentivar o diálogo, saindo do pressuposto de que o direito à manifestação é um direito democrático, estipulado em nossa Constituição", disse Temer.

O vice-presidente está em viagem a Israel e à Palestina onde fica até sexta-feira (21). "Devemos incentivar o diálogo no Estado e nos municípios. As manifestações são fruto da vitalidade da democracia brasileira", ressaltou ele. “[A série de manifestações representa] uma revelação cabal da ascensão social de milhões de cidadãos."

Temer lembrou que quando “40 milhões de brasileiros estavam na pobreza absoluta” não havia reivindicações. Segundo ele, os protestos no momento reivindicam “a melhoria dos serviços públicos". "Devemos ver o significado positivo dessas manifestações populares”, destacou.

Para o vice-presidente, é fundamental que denúncias de excessos cometidos por policiais, como há acusações em São Paulo, sejam apurados. "É preciso que haja um braço investigatório e um braço fardado, que tenha uma função preventiva e repressiva", disse ele.