Protesto por melhoria em transporte público causa congestionamento na BR-040

17/06/2013 - 11h59

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Um grupo de manifestantes protesta desde o início da manhã de hoje (17) na BR-040, altura do bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). De acordo com informações da Central de Informações Operacionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para reivindicar melhorias no transporte público da região, foram montadas barricadas na estrada, com a queima de pneus e entulhos.

Segundo a PRF, uma equipe da corporação está no local e negocia com os manifestantes. Homens do Corpo de Bombeiros foram acionados para apagar as chamas. Por causa do protesto, o engarrafamento chega a 12 quilômetros no sentido Sete Lagoas-Belo Horizonte.

"O fluxo neste horário e neste trecho costuma ser bastante intenso, o que faz o protesto prejudicar bastante o tráfego. Estamos com diversas viaturas e um helicóptero que sobrevoa a área", disse o policial Adelson Marc, da central de informações da PRF. Uma faixa está liberada ao trânsito, por onde passam apenas veículos leves.

A orientação da PRF é que os motoristas evitem o trecho na manhã de hoje, porque não há expectativa de normalização do tráfego na região.

A insatisfação relacionada ao aumento das tarifas e à qualidade dos transportes públicos motivaram protestos em outros locais, como São Paulo e Rio de Janeiro. Somente na última quinta-feira (13), na capital paulista, cerca de 5 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, foram às ruas contra o aumento da tarifa, que passou de R$ 3 para R$ 3,20. Houve confronto com a polícia e depredações por parte dos manifestantes. A força tática usou bombas de gás e balas de borracha para tentar impedi-los de subir a Rua da Consolação.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil