Papa Francisco se reúne com o presidente da Venezuela no Vaticano

17/06/2013 - 10h12

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O papa Francisco recebeu hoje (17) o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para uma audiência no Vaticano. Recentemente, Francisco disse que acompanhou com preocupação as manifestações, ocorridas na Venezuela, após as eleições presidenciais de maio. Os protestos foram marcados pela violência registrando feridos e detido. Foi o primeiro encontro de ambos. Para o papa, Maduro levou de presente fotografias de Simón Bolívar, herói na Venezuela, e do então presidente Hugo Chávez, que morreu em março.

Maduro aproveitou a visita ao papa para pedir a beatificação do religioso venezuelano José Gregorio Hernández. O presidente da Venezuela chegou ontem (16) a Roma para uma série de reuniões políticas na Itália. Segundo ele, a estatal Petróleos de Venezuela (Pdevsa) e a empresa correspondente italiana, cuja sigla é ENI, têm um acordo sólido que deve durar mais um século.

“A cooperação energética entre a Itália e a Venezuela tem grande importância para o futuro dos países e se estende também à colaboração econômica, comercial e de infraestrutura”, ressaltou Maduro, que deve se reunir ainda com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e dirigentes de movimentos sociais.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Talita Cavalcante