Mandela registra melhoras, mas estado de saúde continua grave

13/06/2013 - 21h11

Da Agência Lusa
 

 

Joanesburgo – O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, continua a registar melhoras, mas seu estado ainda é grave, informou hoje (13) o chefe de Estado da África do Sul, Jacob Zuma, após visitá-lo no hospital. “A saúde de Madiba [apelido de Mandela] continua a melhorar, mas o seu estado permanece grave”, disse o presidente em comunicado.

“Pedimos a todos que continuem a pensar em Madiba nas orações e que se deseje a ele uma rápida recuperação”, acrescentou Zuma, que visitou Mandela pela primeira vez desde que ele foi internado no último sábado (8). Zuma fez a visita em companhia de Zweli Mkhize, tesoureiro do Congresso Nacional Africano (ANC, no poder), uma organização que já foi liderada por Mandela.

Antes da ida de Zuma ao hospital, o governo sul-africano informou que Mandela "respondia bem ao tratamento”. Ontem (12), o próprio Zuma tinha falado sobre a melhora do ex-presidente.

Mandela foi hospitalizado no último fim de semana em Pretória devido à recaída de uma infeção pulmonar, contraída durante os 27 anos em que permaneceu detido nas prisões do apartheid, regime segregacionista que sempre combateu. Nos últimos seis meses, o primeiro presidente negro da África do Sul, eleito em 1994, e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993 foi internado quatro vezes.