Igreja Católica e OAB fazem parceria para atender dependentes de crack

12/06/2013 - 20h51

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Uma parceria inédita entre a Igreja Católica e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ) vai proporcionar atendimento jurídico a jovens dependentes de crack que tenham problemas com a polícia.

O protocolo de cooperação foi assinado hoje (12) pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, e o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz. O atendimento será a jovens encaminhados para o Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus, na Tijuca, zona norte da cidade, que passa por obras e terá uma ala de internação para dependentes de crack, que será inaugurada pelo papa Francisco no dia 24 de julho, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O vice-presidente da OAB-RJ, Ronaldo Cramer, disse que o problema do crack é uma bandeira importante na JMJ e a OAB vai ajudar “naquilo que ela pode fazer”. “A gente sabe que esses jovens que têm problema com o crack, que são usuários, eles são muitas vezes confundidos com traficantes. Então nós vamos prestar assistência jurídica, para impedir que eles sofram algum tipo de perseguição policial ou até mesmo sejam responsabilizados indevidamente sob o ponto de vista do direito criminal”.

Também foi assinado um protocolo de colaboração em que a OAB-RJ disponibiliza o seu prédio, no centro do Rio, para ser a sede diplomática da JMJ. Irão se instalar no local as Nações Unidas e as representações de países que não têm consulados na cidade, para atender os jovens estrangeiros.

“O prédio para abrigar consulados, a ONU, e a assessoria para a questão da recuperação dos drogados, pessoas dependentes químicas. É uma parceria dessa entidade respeitabilíssima no Brasil, que junto com a Jornada Mundial da Juventude, presta essa assistência tanto aos jovens internacionais, como também aos jovens que necessitarão, uma coisa que vai continuar depois da jornada, da recuperação das pessoas”, disse dom Orani Tempesta.

Durante a Jornada Mundial da Juventude, a OAB também vai sediar o Encontro Internacional de Jovens Advogados e o encontro de Jovens líderes da ONU, com a presença do secretário internacional de Juventude das Nações Unidas, Ahmad Alhindawi.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil