Comissões de trabalhadores da Comperj tomam posse

10/06/2013 - 22h31

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os ministros do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias; e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participaram hoje (10) em Itaboraí, na região do Grande Rio, da posse dos 27 representantes das comissões de trabalhadores do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Com isso, segundo o MTE, já são 20 as comissões de trabalhadores instaladas em todo o país. Elas são a ligação entre trabalhadores e empregadores nas negociações no ambiente de trabalho. “Esse é um caminho que vamos construir para que o país não pare por falta de diálogo”, disse Manoel Dias.

O ministro Gilberto Carvalho destacou que, ter dois ministros presentes ao encontro, mostra a importância que o governo dá ao fortalecimento das comissões de trabalhadores. Para ele, esta é uma renovação das relações de trabalho no Brasil. “Estamos aqui para fazer o reconhecimento de uma nova relação de trabalho que inauguramos no país”, informou.

A comissão é formada por representantes sindicais das obras do Comperj e eles serão responsáveis pelas negociações entre as partes e por avaliar se estão sendo cumpridas as diretrizes do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção. No local funcionam seis consórcios e duas empresas.

Na área industrial do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, com cerca de 45 quilômetros quadrados, serão produzidos derivados de petróleo e produtos petroquímicos de primeira e segunda geração.

A estrutura logística externa inclui vias de acesso, emissário de efluentes, adutora, infraestrutura dutoviária e linhas de transmissão.  As obras do Comperj, que começaram em 2008, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. O orçamento inicial é R$ 8,4 bilhões, com recursos da Petrobras e dos governos federal e estadual. O término das obras está previsto para 2015.

Pelos dados do MTE, em alguns locais há mais de uma comissão em funcionamento. Elas foram instaladas na Usina Hidrelétrica Jirau ; Usina Hidrelétrica Santo Antônio; Refinaria de Paulínia ; Arena das Dunas ; em Teles Pires; no Empreendimento Habitacional Parque das Águas; na Mina Conceição ; nos Tanques 3 – Petrobras ; residenciais Top Taguatinga e Top Taguatinga 2; Residenciais Parque Paradiso, na Piazza San Pietro e Piazza Navona.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil