Portugal deve aprovar moção de apoio à eleição de brasileiro para a OMC

07/06/2013 - 8h20

Gilberto Costa e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Lisboa (Portugal) e Brasília – A Assembleia da República de Portugal (equivalente à Câmara de Deputados), formada por 230 parlamentares, deve aprovar hoje (7) uma moção de louvor à eleição do embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 53 anos, à direção-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Portugal liderou um grupo de países europeus em favor da candidatura do brasileiro na disputa com o mexicano Herminio Blanco.

A moção deve ser aprovada às vésperas da chegada da presidenta Dilma Rousseff a Lisboa. A presidenta viaja para uma série de reuniões políticas e para participar da Semana de Portugal, cuja data nacional é comemorada no dia 10 em homenagem a Luís de Camões, considerado um herói, que morreu nesse dia.

A escolha de Azevêdo, em maio, esbarrou em dificuldades impostas principalmente por alguns países europeus. Mas a delegação de Portugal comandou uma campanha com mais 11 países em favor do brasileiro, o que o ajudou na eleição. O embaixador do Brasil venceu a disputa com o mexicano Herminio Blanco e toma posse em 1º de setembro.

Além disso, no dia 10 de junho, termina o Ano do Brasil em Portugal e o Ano de Portugal no Brasil – comemoração com diversos eventos culturais (música, teatro, dança, circo, fotografia e artes plásticas) que ocorrem desde 7 de setembro de 2012 em Lisboa e outras cidades portuguesas, assim como em algumas regiões do Brasil.

Em Portugal, a presidenta deve se reunir com o presidente Anibal Cavaco Silva e ambos farão uma declaração à imprensa. Há, ainda, a previsão de uma reunião com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho. Ela participa também do jantar oficial do Prêmio Camões, no Palácio Nacional de Queluz, em Lisboa.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil