Amorim e Lula estão no Equador para uma série de reuniões políticas

05/06/2013 - 8h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O ministro da Defesa, Celso Amorim, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão hoje (5), em Quito, no Equador, para agendas distintas. Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores do governo Lula, vai se reunir com a ministra da Defesa equatoriana, María Fernanda Espinosa, para discutir os processos de assistência técnica e científica entre os dois governos, considerado um marco da cooperação Sul-Sul e o início do desenvolvimento conjunto da indústria militar.

Amorim e Espinosa também deverão conversar sobre a criação da Escola Sul-Americana de Defesa. O ministro brasileiro também tem marcadas reuniões com o presidente do Equador, Rafael Correa. Segundo o embaixador do Equador no Brasil, Horacio Sevilla, a cooperação bilateral na área de defesa é estreita e foi intensificada nos últimos anos.

O ex-presidente Lula conclui sua viagem pela região, que teve início na Colômbia. Ele também tem reuniões com Correa e receberá uma condecoração. Lula tem reuniões com empresários e professores doutores. Em conversas com líderes internacionais, Correa disse ser favorável ao nome de Lula para a secretaria-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

 

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina        //          Edição: Lílian Beraldo