Museu da Diversidade apresenta retratos de transformistas e travestis

02/06/2013 - 15h49

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Retratos de transformistas, travestis e personagens do teatro underground (ambiente cultural que procura fugir dos modismos e dos padrões comerciais) de São Paulo, produzidos por Madalena Schwartz (1921-1993), estão em exposição no Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual, mais conhecido como Museu da Diversidade, que fica na estação República do Metrô. A curadoria da exposição é de Jorge Schwartz, filho de Madalena e diretor do Museu Lasar Segall.

A exposição, chamada Crisálidas, é parte das comemorações do mês do Orgulho LGBT e da Parada do Orgulho LGBT, e é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Instituto Moreira Salles. A mostra é composta por 34 imagens clicadas pela fotógrafa ao longo dos anos 1970. Interessada pela androginia e pelo transformismo, Madalena se aproximou do universo LGBT de São Paulo e começou a fotografar. As imagens foram feitas em um estúdio improvisado no apartamento onde Madalena morava. A exposição é gratuita, e permanecerá aberta até o dia 30 de setembro.

 

 

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil